quinta-feira, 29 de abril de 2010

Agachamento



Meninass... o melhor exercício para a parte inferior... "o agachamento".
É um exercício que trabalha mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. Primeiramente ele trabalha o quadríceps, mas também recruta os glúteos, posterior, panturrilhas e ainda a região lombar. O que o torna o exercício mais completo para a parte inferior do corpo humano. Mas cuidado com a má execução, pode ser perigoso fazer de forma errada, ele oferece uma sobrecarga muito grande nos joelhos, e pode trazer problemas a curto e longo prazo.

Ele não é um exercício simples de ser executado, temos que ter muito cuidado com a postura, não é um exercício “assassino” de joelhos, se você for irresponsável, com certeza pode acabar tendo problemas no joelho, mas se você tiver bom senso suficiente e realizar o exercício com uma carga ideal(para você) e com uma execução bem feita, as chances de lesão são as mesmas do que para qualquer outro exercício na musculação. Atenção para pessoas que já tem problemas nos joelhos, consultem um ortopedista ou o seu instrutor antes de mais nada.

O agachamento é um exercício como qualquer outro, apesar de ser mais chatinho de fazer, principalmente depois de ter feito um leg press "daquele jeito", aí não tem firmeza pra agachar do jeito certo, então, no dia do agachamento, é bom ele ser o 2º exercício a ser feito! Lembrem-se, bom senso e responsabilidade na hora de executar o exercício.

Preparação para a Execução do Agachamento Livre

Espaço entre as Pernas

A abertura da perna na hora da execução do exercício pode afetar os resultados. Se a distância for muito longa entre as pernas, o exercício terá mais ênfase na parte inteira da coxa, se for muito próxima na externa, o correto é o meio termo, pois a maior parte das fibras será recrutadas de uma vez só.

Cinturão

Usar o cinto de couro ou de tecido pode evitar lesões, porém só devem ser usados quando o aluno atingir um nível avançado no agachamento. Se usar muito cedo ou com pouco peso, faz com que os músculos da lombar não ganhem resistência natural ao exercício e só vai facilitar futuras lesões.

Posicionamento da Barra

A barra deve ser posicionada em um local “confortável”, a maioria das pessoas preferem posicionar a barra na linha do deltoido e em cima do trapézio, onde há mais massa muscular, assim machucando menos e dando firmeza ao exercício.

Execução do Agachamento Livre

Comece a dobrar os joelhos para descer a barra. Lembre-se, os seus joelhos não podem passar a frente da ponta dos seus pés, para isso não acontecer, empine a bunda(vergonha...sei! Empine a bunda ou destrua os joelhos, qual vocês preferem ?), empinando a bunda (rsrs), fará com que o lombar fique reto e assim deve ficar durante toda a execução do exercício, você deve dobrar os joelhos e conforme for descendo dobrar a coluna da mesma maneira, isto vai contribuir para que o joelho não passe da linha dos pés, caso isso aconteça a pressão exercida sobre os joelhos será muito grande e pode ocasionar lesões. Desça até que a sua perna forme um ângulo de 90º graus com o chão. Noventa graus é a relação mais segura para executar o agachamento, mais do que isso é desperdício de tempo e menos pode ser perigoso para os menos experientes.

Dica: Prenda a respiração para descer o peso e solte na subida.
Dica 2: Comece fazendo o agachamendo de lado para o espelho, assim você poderá ver a execução do inicio ao fim.
Dica: 3: Peça a supervisão do seu instrutor, ele está aí para isto mesmo.

Conclusão - "muito importante"

O agachamento livre é o exercício mais completo para a parte inferior do corpo, as maiores pernas do mundo do fisiculturismo foram feitas pelo agachamento livre. Lembre-se de sempre pedir o auxílio do seu instrutor antes de começar a agachar, se ele não souber lhe orientar ou a orientação foge totalmente do conceito mostrado no blog: mude de academia.

10 comentários:

  1. Òtimo arquivo Lara.
    Realmente o agachamento livre é o exercício mais completo e eficiente para esculpir coxas e bumbum.Não pode faltar nas minhas séries de exercícios para inferior.
    Mas todo cuidado deve ser mantido na realização do mesmo, e para atingir resultados deve ser executado corretamente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns lara pelo arquivo muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Faço agachamentoe nao e confortavel, mas da resultado...
    Nao sei se chego um dia no corpo da Juju, kkk, enauanto isso deixo meu marido adimirando ela na TV....

    ele perdeu a chance de falar com ela, pois ela passou aki na fronteira com o Paraguay e ele a viu. mas nao acreditou que fosse ela... tadinho perdeu.

    ResponderExcluir
  4. Adoreii esse post..
    Eu sempre faço agachamento, mas como tenho medo de problemas na coluna...dificilmente faço agachamento livre, sempre faço no Hack...
    Pq acho que apoia mais e talz...
    O que vc acha Lara?
    Faz o mesmo efeito..Ateh perguntei a minha instrutora e ela disse q simm!
    O que vc acha?
    bjus e bjus

    ResponderExcluir
  5. Lara acertou em cheio!!!
    Agachamento o melhor !!!

    ResponderExcluir
  6. tem como fazer o agachamento em casa?

    ResponderExcluir
  7. Oi garotaaa às vezes acompanho seu blog mas nunca comento! A Juju também é minha diva inspiradora, que sonho o corpão dela :)
    Queria te pedir pra postar sua dieta para eu comparar com a minha e tal...talvez vc ja tenha postado, mas eu procurei e não achei o.O
    Outra coisa, a Juju não te passou a dieta e suplementação dela? Tipo a rotina diária assim...seria perfeito :~

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista, sera que vc nao conseguiria com a Ju uma foto de como ela era antes??? Acho q servira de muita ajuda para todos nos q temos o msm objetivo q ela tinha. Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o blog e em especial o post sobre Agachamento. Sou personal trainer e tenho bastante trabalho para convencer as pessoas de que agachamento não é nenhum vilão de joelhos e coluna, pelo contrário, é disparado o melhor exercício para região inferior. O post é bastante esclarecedor, eu só faria uma pequena correção: Nas dicas do final você recomenda que se prenda a respiração na descida. É importante esclarecer que nenhum exercício deve ser feito em apinéia. No máximo, deve-se usar a conhecida manobra de prender rapidamente a respiração no ponto de maior esforço, mas nunca em toda uma parte do movimento.

    É isso. Abraço!

    http://edupersonal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei ótimo o comentário, adoro agachamento livre, pena que na minha academia só tem o smith
    e na minha opinião não é a mesma coisa

    ResponderExcluir