sexta-feira, 12 de março de 2010

Vigorexia - "A busca pelo corpo perfeito"


Você pode nunca ter ouvido falar nesse termo, mas, com certeza, conhece alguém que tenha Vigorexia, um distúrbio que tem como principal sintoma a valorização de um corpo perfeito. Ou seja, bíceps volumosos, pernas bem torneadas e a barriga de "tanquinho".
A Vigorexia é o contrário da Anorexia. Em vez de você querer estar cada vez mais magro, quem é vigoréxico quer sempre estar mais forte, mais bombado".

Reconhecer pessoas com esse distúrbio não é uma das tarefas mais difíceis. Na academia é mais fácil de encontrar. A pessoa já é forte e, mesmo assim, faz os exercícios olhando-se no espelho. Termina a série de exercícios, corre ao espelho para olhar se os músculos estão maiores.

Com a busca pelo corpo perfeito, muitos deles acabam optando por treinamento e substâncias não adequados e muitas vezes, ilegais. Pessoas com esse distúrbio executam os exercícios sem o acompanhamento de um professor de Educação Física, buscam informações de treinamento pela Internet, passam muitas horas dentro da academia malhando e tomam suplementos alimentares sem o acompanhamento de profissionais especializados.

Um dos principais perigos dessa doença é a procura por esteróides anabolizantes, que são proibidos pelo Ministério da Saúde. Eles sabem que faz mal, mas a procura pelo corpo perfeito fala mais alto. Com o uso dessas substâncias ocorrem vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior probabilidade de câncer de próstata. No caso das mulheres, os pêlos tornam-se mais escuros e a voz mais grossa.

Para um melhor resultado, a pessoa deve mudar a sua série de exercício a cada três meses, além do treinamento, completo com uma suplementação alimentar adequada e com a ajuda de nutricionistas.
Pessoas com Vigorexia acabam de malhar e correm para o espelho. Uns 80% de frequentadores de academia sofrem desse distúrbio.

As consequências da Vigorexia ou Síndrome de Adônis vêm em reações corporais como: Insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante e dificuldade de concentração. O vigoréxico tira toda a gordura de sua alimentação, trocando por proteína.

O tratamento é complicado, pois nenhum vigoréxico assume que tem esse distúrbio. "O melhor caminho é através dos profissionais de Educação Física, família e amigos, juntamente com um psiquiatra".

4 comentários:

  1. Blog maaaravilhoso! vc está de parabéns Lara! O meu objetivo é chegar próximo a Juju... pq igual, eu duvido muito!! kkkk Passo a noite sonhando com isso e de dia treinando pra isso... kkkk to fazendo agachamento com 110 kg ta difícel, mais eu vou conseguir! tenta pega a série da Juju querida... Mais uma vez, parabéns pelo blog! Um Beijooo!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa barriga é nojenta, prefiro a da Juju, da Bolina, se bem q a da Bolina esta quase no limite do exageiro...beijosss

    ResponderExcluir
  3. Bruna maia lemos... estou malhando á quase 8 meses e eu e meu mariro somos fãs da Juju, comecei a tomar whey 100% da probiótica,comecei a ver resultado agora sou loca prater aquela perna, hehe.bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá eu malho muito , mais comessei a tomar uns suplementos que me deu barriga , eu to seguindo a mesma alimentação da juju , maais nao sei oque eu fasso para secar essa barriga =/

    ResponderExcluir